Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade promover o desenvolvimento integral da criança no aspecto social, cognitivo, afetivo e físico. Por isso, promovemos situações significativas de aprendizagem, sabendo que o educando é agente desta e que o ensino do conhecimento científico deve partir do conhecimento prévio do aluno.
É na escola que a criança passa a conviver com diferentes culturas, e essa diversidade deve ser valorizada pois é uma forma de ampliar sua visão no mundo. Promover situações em que se possam compartilhar opiniões, sentimentos, ideias e descobertas é um rico recurso para o ensino e a aprendizagem; a escola Quasar Júnior apresenta um conjunto de princípios e ações para direcionar e orientar a prática pedagógica nesse sentido.
Nosso planejamento é elaborado sob uma concepção construtivista/interacionista do desenvolvimento infantil. Essa teoria pedagógica concebe a criança como cidadã com plenos direitos de participar de ambientes estimuladores para seu desenvolvimento, para que, a partir disso construa significados e obtenha maneiras cada vez mais complexas de sentir e pensar.
As atividades presentes na Escola Quasar Júnior são propostas a fim de estruturar a rotina na sala com mais dinamismo, pensando na participação de todos, desenvolvendo a autonomia e a cooperação, além do foco central no trabalho propriamente pedagógico realizado com as crianças.
Objetivo geral
O objetivo geral da proposta de educação infantil é dar subsídios às crianças para que desenvolvam, construam e adquiram conhecimentos e se tornem autônomas e cooperativas. Deve ser promovida, nas práticas de educação e cuidado, a integração de todos os aspectos das crianças, reconhecendo a identidade de cada aluno, professor e família.