Educação Fundamental
O colégio Quasar acredita que a escola deve ser espaço de formação e informação, em que a aprendizagem de conteúdos favoreça a inserção do aluno no dia-a-dia da sociedade e em um universo cultural maior.
A formação escolar deve possibilitar o desenvolvimento das capacidades cognitivas e apreciativas, levando à compreensão dos fenômenos sociais e culturais e à intervenção neles, assim como favorecer aos alunos o usufruto de manifestações culturais nacionais e universais…
Pelo fato de trabalhar com conteúdos e desenvolver modalidades de pensamento bastante específico, temos um papel diferente e insubstituível, no que diz respeito à apropriação, pelo sujeito, da experiência cultural. As atividades educativas são sistemáticas, tem uma intencionalidade deliberada e um compromisso explícito: tornar acessível o conhecimento formalmente organizado.
Ao adquirir esses conhecimentos, o ser humano transforma-se: aprende a ler e escrever, obtém o domínio de formas complexas de cálculos, constrói significados a partir de informações diversas, lida com os conceitos científicos hierarquicamente relacionados, o que possibilita novas formas de pensamentos e de inserção e atuação em seu meio.
Objetivo geral
O objetivo geral da proposta de educação infantil é dar subsídios às crianças para que
desenvolvam, construam e adquiram conhecimentos e se tornem autônomas e
cooperativas. Deve ser promovida, nas práticas de educação e cuidado, a integração
de todos os aspectos das crianças, reconhecendo a identidade de cada aluno,
professor e família.